19 de Abril de 2024

No Brasil não existe racismo, afirma Jair Bolsonaro

Sábado, 30 de Junho de 2018 - 08:13 | Redação

imagem
No Brasil não existe racismo, afirma Jair Bolsonaro

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), pré-candidato à Presidência da República nas eleições deste ano, afirmou, com todas as letras, que não existe racismo no Brasil. A declaração do parlamentar foi feita em evento em Fortaleza, na quinta-feira, 28.

"Aqui no Brasil não existe isso de racismo, tanto é que meu sogro é Paulo Negão e, quando eu vi a filha dele, não queria saber quem era o pai dela”, afirmou Bolsonaro. O deputado se dirigia a uma plateia de cerca de 15 mil pessoas quando disse que não existe racismo no País, em um hotel na praia de Iracema.

A viagem do deputado foi marcada ainda por críticas ao programa Mais Médicos, do Governo Federal, que, segundo ele, seria uma alternativa para Cuba exportar ao Brasil “guerrilheiros fantasiados de médicos”.

Denúncia por racismo - Nesta semana, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que rebate as alegações da defesa do deputado a respeito de declarações feitas em abril do ano passado contra indígenas, refugiados e quilombolas.

Segundo a procuradora-geral, a denúncia contra o pré-candidato às eleições de 2018 deve ser aceita pelo STF - ao contrário do que diz a defesa, que argumenta ser "apenas opinião política".

O parecer de Dodge aponta que o discurso do deputado, mesmo no contexto pretensamente jocoso que ele busca empregar e defender, "ultrapassam a liberdade de pensamento e transbordam para o conteúdo discriminatório e preconceituoso dos grupos aos quais ofende".

"Se depender de mim, todo cidadão vai ter uma arma de fogo dentro de casa. Não vai ter um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola", afirmou Bolsonaro à época.

E acrescentou: "Onde tem uma terra indígena, tem uma riqueza embaixo dela. Temos que mudar isso daí. [...] Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles".

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade