29 de Março de 2024

Oposição vê ameaça à democracia em nota do general Heleno

Sexta-feira, 22 de Maio de 2020 - 13:42 | Redação

imagem
Oposição vê ameaça à democracia em nota do general Heleno

Políticos de oposição criticaram na tarde desta sexta-feira pelas redes sociais a nota feita pelo general da reserva Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A nota foi vista como uma ameaça a democracia por muitos deles.

Augusto Heleno afirmou que apreender o celular do presidente para o inquérito que investiga supostas interferências de Bolsonaro na presidência é inconcebível, inacreditável, "seria uma afronta à autoridade máxima do Poder Executivo e uma interferência inadmissível de outro Poder" e "poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional". 

A apreensão é um pedido da oposição e deve ser analisada pela Procuradoria Geral da República.

Ex-aliada de Bolsonaro, a deputada federal Joice Hasselmann afirmou que a nota é uma "clara ameaça". "Quais seriam as consequências imprevisíveis, general Heleno? Vão desengavetar aquele Ato Institucional que dorme há meses na gaveta?".

A senadora Katia Abreu (PDT-GO) alegou que "é muita ousadia e pretensão assistir a um ministro, general do glorioso Exército Brasileiro, ameaçar a DEMOCRACIA. Faça-me o favor, meu senhor".

O deputado federal Marcelo freixo (PSOL-RJ) afirmou que a nota é uma ameaça ao Supremo Tribunal Federal (STF) e um "ato criminoso contra a democracia brasileira".

O ex-candidato à presidência em 2018, Guilherme Boulos (PSOL-SP) disse que "a nota do General Heleno é mais do que uma ameaça. É criminosa. O STF precisa responder à altura".

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade