20 de Abril de 2024

Pesquisa: André lidera e Eduardo Riedel empata com Marquinhos Trad

Segunda-feira, 11 de Abril de 2022 - 06:33 | Redação

imagem
Pesquisa: André lidera e Eduardo Riedel empata com Marquinhos Trad

Pesquisa do Instituto Ranking Brasil divulgada neste final de semana mostra mudanças sensíveis nas intenções de votos dos eleitores e apontam para a potencial desidratação prematura da candidatura do ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, ao governo do Estado.

Ele já aparece tecnicamente empatado com o ex-titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Eduardo Riedel. André Puccinelli segue na dianteira, tendo logo atrás, na segunda colocação, a deputada federal Rose Modesto.

Pesquisa: André lidera e Eduardo Riedel empata com Marquinhos Trad

De acordo com os números do Ranking Brasil, na pesquisa estimulada o ex-governador André Puccinelli continua na liderança, com 22,50%, seguido pela deputada federal Rose Modesto, que soma 20,10% das intenções de voto.

Marquinhos Trad, com 17,40%, está tecnicamente empatado com o ex-secretário de Estado Eduardo Riedel, que aparece com 16,20%. O deputado estadual Capitão Contar tem 2,70% dos votos, enquanto que brancos, nulos e indecisos somam 21,10%.

Pesquisa: André lidera e Eduardo Riedel empata com Marquinhos Trad Rejeição

No levantamento a respeito da rejeição aos pré-candidatos, a liderança também é do ex-governador André Puccineli, que não receberia o voto de 21,10% dos eleitores entrevistados. Na sequência aparece o ex-prefeito Marquinhos Trad, com 16,20%, seguido pelo deputado estadual Capitão Contar, rejeitado por 4% do do eleitorado entrevistado.

Rose Modesto surge com 3,30% e Eduardo Riedel soma 2,60% de rejeição, o menor índice entre todos os cinco candidatos.

O ex-governador Zeca do PT também aparece na pesquisa de rejeição de votos, na primeira colocação, mas ele já anunciou que não disputará o cargo de governador, em função de estar inelegível. Em seu lugar assumiu no final de semana a condição de pré-candidata a advogada Giselle Marques, que terá seu nome inserido nas pesquisas realizadas de agora em diante.

Pesquisa: André lidera e Eduardo Riedel empata com Marquinhos Trad Fragilidade

A grande surpresa neste novo levantamento do Instituto Ranking Brasil é a fragilidade da pré-candidatura do ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, que renunciou ao mandato na semana passada. Fora do Paço Municipal, a avaliação é a de que a desidratação de seu nome se intensifique, já que está afastado dos holofotes.

Além disso, o sucesso de seu projeto político depende da assertividade da prefeita Adriane Lopes, que agora à frente da gestão terá de cobrir o rombo financeiro e fiscal herdado de Marquinhos Trad, situação que mantém o município sob o risco de atrasar os salários dos servidores, de enfrentar dificuldades para pagar fornecedores e ainda a possibilidade cada vez mais forte de ocorrer a redução de investimentos na manutenção de obras e de serviços básicos.

Além do empate técnico com o ex-secretário Eduardo Riedel, já que a pesquisa tem margem de erro de 1,8 pontos percentuais para mais ou para menos, Marquinhos Trad tem pela frente o desafio hercúleo de reduzir os elevados índices de rejeição ao seu nome, situação que coloca em risco o sucesso do projeto político e de poder da família Trad de conquistar a gestão estadual.

Os índices de rejeição dos dois pré-candidatos dão uma pista a respeito do potencial de crescimento de cada um deles. Enquanto Marquinhos Trad é rechaçado por  16,20% dos eleitores entrevistados, Riedel aparece com apenas 2,60%.

A pesquisa do Instituto Ranking Brasil foi realizada em 30 municípios de Mato Grosso do Sul entre os dias 5 e 9 de abril de 2022. Foram ouvidos 3 mil eleitores e o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob os números  MS-09921/2022 e BR-04569/2022.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade