19 de Abril de 2024

Relatório da reforma da Previdência deve ser lido hoje

Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017 - 07:29 | Redação

imagem
Relatório da reforma da Previdência deve ser lido hoje

A leitura do parecer do relator da reforma de Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), no plenário da Câmara dos Deputados, está prevista para acontecer hoje.

O procedimento é esperado com ansiedade pelo governo. Afinal, somente depois disso o presidente Michel Temer discutirá com os presidentes do Senado Federal, Eunício Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Maia, a data de votação da reforma da Previdência .

Ontem, o líder do governo no Senado e ex-ministro do governo Temer, senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou, por volta das 17h05, que a votação da proposta de ficaria para 2018.

Porém, horas depois, o Palácio do Planalto divulgou uma nota declarando que o presidente ainda não havia decidido adiar a votação definitivamente.

Os aliados do governo e o próprio presidente Temer vinham aumentando o empenho em busca de votos para aprovar o pacote de alterações nas regras para a aposentadoria, considerado "fundamental" pelo Planalto para o equilíbrio nas contas públicas.

Antes de embarcar para São Paulo para realizar exames médicos, ainda ontem, o presidente peemedebista pediu que prefeitos o ajudassem a pressionar deputados a apoiar a reforma e disse que seria "melhor resolver isso logo".

A cúpula do PSDB decidiu, também ontem, fechar questão a favor da proposta, medida que já havia sido adotada pelo PMDB, de Michel Temer, e estava sendo discutida pelo Democratas, de Rodrigo Maia.

A reforma que parou - Mesmo com o apoio dessas bancadas, o governo entende que ainda não há margem segura para aprovar a proposta no plenário da Câmara, onde são necessários ao menos 308 votos.

O texto da reforma da Previdência está pronto para ser votado desde maio, mas a tramitação do projeto foi interrompida por conta da crise política desencadeada pelo surgimento das denúncias de executivos da JBS contra o presidente Michel Temer.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade