25 de Abril de 2024

Senador diz já ter assinaturas necessárias para protocolar CPI da Covid-19

Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 2021 - 13:35 | Redação

imagem
Senador diz já ter assinaturas necessárias para protocolar CPI da Covid-19

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse nesta quarta-feira que já obteve a quantidade necessária de assinaturas para protocolar a  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que terá como objetivo "apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da Covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas".

Senador diz já ter assinaturas necessárias para protocolar CPI da Covid-19

Segundo a assessoria de Randolfe, que é líder da oposição no Senado, o requerimento obteve 27 assinaturas, e será protocolado ainda nesta quarta-feira. Na sequência, o documento seguirá para a aprovação do recém-eleito presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Há, também, além da CPI, a articulação para que se abra uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), com participação também da Câmara dos Deputados. para isso, entretanto, são necessárias 171 assinaturas de parlamentares da Casa.

Segundo o documento que solicita a CPI, houve uma atuação "sistemática" do governo federal na violação de direitos fundamentais básicos à vida e à saúde da população brasileira neste período de pandemia.

"O governo federal tentou impedir que os entes federados pudessem tomar medidas para diminuir o ritmo da propagação do vírus, como o isolamento social, o uso de máscara e álcool em gel", diz o texto.

O senador ressalta, ainda, o atraso na campanha de vacinação, mesmo diante do colapso da rede de saúde em alguns municípios. Além disso, o documento responsabiliza o governo federal pela crise de saúde no Amazonas, marcada pela falta de oxigênio nos hospitais de Manaus.

"As omissões e ações erráticas do governo federal não podem mais passar incólumes ao devido controle do Poder Legislativo", afirma o documento.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade