Temer e Maia discutem andamento da reforma da Previdência
19, novembro 2017 .
12:10

Temer e Maia discutem andamento da reforma da Previdência

O presidente Michel Temer e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) se reuniram ontem no Palácio da Alvorada para discutir a tramitação da reforma da Previdência e a pauta de votações da Casa para os próximos dias. O presidente, que estava desde sexta-feira em São Paulo, retornou a Brasília pela manhã e foi direto ao Palácio da Alvorada.

Os deputados da base aliada ainda se articulam para retomar o andamento da reforma da Previdência na Câmara. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera as regras para trabalhadores terem acesso ao benefício da aposentadoria ainda não consta na pauta do plenário da Câmara. No entanto, a equipe econômica do governo espera votar pelo menos o primeiro turno da reforma ainda este ano.

Na última semana, a proposta permaneceu parada por conta da folga de dez dias aos deputados em razão do feriado da Proclamação da República, celebrado na quarta-feira (15). Responsável por dar prosseguimento à proposta, Maia tem adiado a votação por entender que o governo ainda não tem os 308 votos necessários para a reforma ser aprovada. Segundo ele, falta clareza sobre a proposta, inclusive, dentro do governo.

“As pessoas, às vezes, tratam a Previdência como se fosse um palavrão, mas quando você pergunta ‘por que você está contra a Previdência?’, muitos não sabem direito nem qual é o mérito do que está colocado na emenda constitucional. É esse esclarecimento que está faltando, principalmente, por parte do governo, que é quem tem as condições de comunicar”, disse Maia na última sessão no plenário da Casa, em 10 de novembro.