Com novos equipamentos, Ribas terá leitos de semi-UTI no Hospital 19 de Março
21, maio 2021 . 11:00

Com novos equipamentos, Ribas terá leitos de semi-UTI no Hospital 19 de Março

Pela primeira vez, desde sua fundação há 10 anos, o Hospital Municipal 19 de Março, em Ribas do Rio Pardo, recebe equipamentos que possibilitarão a montagem de dois leitos de semi-UTI. Os aparelhos foram entregues pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), como parte de doações feitas pelas empresas JBS e Suzano Papel e Celulose.

Entre os equipamentos foram entregues dois monitores multiparamétricos, quatro bombas de infusão, dois ventiladores pulmonares de UTI e duas camas hospitalares elétricas. Os aparelhos têm custo de R$ 251.400,00. Os leitos serão utilizados para a estabilização de pacientes com a Covid-19, até que possam ser encaminhados para uma unidade de referência em tratamento da doença.

Novos equipamentos já estão no Hospital 19 de Março (Ricardo Minella)

De acordo com o secretário municipal de Saúde Matheus Bolis Fatin, os leitos de semi-UTI vão ajudar a salvar vidas. “Muitas vezes, o paciente precisa de internação em UTI, mas por causa da superlotação causada pela Covid-19 é preciso dar a assistência até que surja uma vaga em Campo Grande. Agora vamos poder dar esse suporte até que a pessoa possa ser transportada com segurança para a Capital”, salientou.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, que determinou a entrega dos equipamentos, afirmou que a medida atende as orientações do Governo do Estado, que atua em parceria com todos os municípios de Mato Grosso do Sul, a fim de que não faltem leitos de UTI ou leitos clínicos para o combate a Covid-19.

“Estamos trabalhando com todas as nossas forças para que não falte atendimento aos cidadãos sul-mato-grossenses nesse momento de pandemia, e também para que a estrutura hospitalar seja aprimorada constantemente em nosso Estado”, explica o secretário, que agradeceu ao apoio das empresas Suzano Papel e Celulose e JBS.

O prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, agradeceu pelo apoio à saúde de seu município. “Ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, que inclusive foi o parlamentar que viabilizou este hospital, há 10 anos, toda a nossa gratidão em nome da população de meu município”, afirmou. “Com essa estrutura que estamos recebendo, vamos atingir um novo patamar de atendimento aos nossos munícipes”, completou.