Pesquisadores criam dispositivo que elimina tremores do mal de Parkinson
30, abril 2018 .
12:53

Pesquisadores criam dispositivo que elimina tremores do mal de Parkinson

Um jovem grupo de pesquisadores chilenos, liderados pelo engenheiro Felipe Nagel, apresentou nesta semana seu último trabalho, “Grace”, um dispositivo capaz de eliminar o tremor das mãos associados ao mal de Parkinson e ao tremor essencial sem necessidade de operações nem fármacos.

O projeto, se encontra em sua fase final, foi apresentado pela Fundação Imagem do Chile. A equipe procura aperfeiçoar o seu funcionamento, reduzir seu tamanho e aumentar sua autonomia antes de lança-lo no mercado americano, onde já têm a patente registrada.

O pesquisador Felipe Nagel foi motivado a iniciar a pesquisa por conta da situação do seu pai, um ex-cirurgião obrigado a deixar as salas de cirurgia ao ser diagnosticado com tremor essencial, geralmente confundida com doença de Parkinson.

Esta doença costuma ser mal diagnosticada como Parkinson, já que têm efeitos similares, apesar de ser oito vezes mais comum.

Os portadores da moléstia sofrem de movimentos e tremores involuntários, que tornam difíceis ações diárias como comer, beber ou abotoar uma camisa se transformem em tarefas muito complicadas. No caso do Parkinson, esses sintomas se somam a uma forte sensação de rigidez muscular.

O tratamento consiste na colocação de pequeno dispositivo do qual saem vários eletrodos que são colocados sobre os músculos e que enviam sinais que ajudam o usuário a controlar os movimentos involuntários.

A partir de 2019 o aparelho deverá ser comercializado e terá um custo aproximado de UR$ 1.000, um custo bem inferior ao das cirurgias que atualmente são realizados nesses casos.