Conheça os sinais do rompimento de prótese de silicone
15, julho 2022 .
9:25

Conheça os sinais do rompimento de prótese de silicone

Você já ouviu falar sobre contratura capsular? Ela acontece quando há a contração da cápsula que envolve a prótese mamária. Como consequência, a mama fica mais dura, pode mudar de formato e até causar dor nos casos mais graves.

Na década de 80, a contratura capsular foi classificada em quatro níveis, de acordo com os sintomas e o exame físico das mamas. São eles:

– Baker I: Mama macia (normal);

– Baker II: Mama minimamente firme;

– Baker III: Mama moderadamente firme com deformidade visual;

– Baker IV: Mama dura e dolorida.

O cirurgião plástico Fernando Amato, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica que alguns fatores podem causar a contratura capsular, como o tempo de uso do implante e a qualidade do material.

“Outros aspectos mais sérios são a presença de infecção, complicações pós-operatórias como hematomas, seromas, trauma cirúrgico intenso (mastectomias), rompimento do implante e a radioterapia nos casos de reconstrução pós-câncer”, explica o especialista.

Como saber se a prótese de silicone rompeu?

Amato conta que, apesar de raro, o rompimento pode acontecer e os principais sinais são, além da contratura capsular, aparecimento de nódulos, fisgadas e alteração no formato e firmeza da mama.

“Esses sinais ocorrem quando o organismo teve contato com o gel do silicone, causando uma reação inflamatória”, explica Fernando Amato.