28 de Março de 2024

Fique atento aos sinais de que a tireoide não vai bem

Quarta-feira, 18 de Maio de 2022 - 03:49 | Redação

imagem
Fique atento aos sinais de que a tireoide não vai bem

Quando a tireoide se encontra alterada, ela pode funcionar de forma exagerada (hipertireoidismo) ou mais lentamente (hipotireoidismo).

Hipotireoidismo: caracteriza-se por uma redução na produção dos hormônios T3 e T4. Essa redução leva a sintomas como cansaço excessivo, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso, desaceleração dos batimentos cardíacos, menstruação irregular, intestino preso, diminuição da memória e depressão.

Hipertireoidismo: é uma condição mais comum em mulheres. É importante destacar que, em recém-nascidos, o hipertireoidismo pode ser diagnosticado por meio do teste do pezinho. Diferencia-se do hipotireoidismo por apresentar, ao contrário dele, uma produção excessiva dos hormônios T3 e T4.

O hipertireoidismo pode desencadear aceleração dos batimentos cardíacos, mãos trêmulas, perda de apetite, nervosismo, ansiedade, irritação, queda de cabelo, perda de peso considerável, entre outros problemas.

Os hrmônios produzidos pela tireoide são responsáveis pela função do coração, cérebro, fígado e rins e interfere no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

Abaixo, a endocrinologista Lorena Lima Amato lista os principais sinais de que pode levar à desconfiança de que a tireoide não está em seu pleno funcionamento.

  • Aumento ou perda de peso
  • Alterações de humor
  • Sonolência, cansaço e dores musculares
  • Queda de cabelo e pele seca
  • Dificuldade de concentração e esquecimento

“A tireoide é importante por diversas funções vitais do nosso organismo e, por isso, deve-se fazer o check-up anualmente, quando são realizados exames clínicos e de sangue, eventualmente também sendo incluídas dosagens dos hormônios TSH e T4 livre. O médico avaliará se há indicação para ultrassonografia, exame esse que pode detectar nódulos”, explica Lorena.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade