12 de Maio de 2024

Crimes contra o consumidor na Black Friday aumentam 59% diz Procon

Sexta-feira, 03 de Novembro de 2023 - 12:30 | Redação

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Crimes contra o consumidor na Black Friday aumentam 59% diz Procon

Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon) registrou aumento de 59% nas ocorrências de irregularidades na Black Friday entre 2021 e 2022, na capital do país. As informções são do R7.

Em números absolutos, as autuações do órgão em novembro cresceram de 22 ocorrências, em 2021, para 35 no mesmo período do ano passado.

Segundo o órgão, os principais casos envolvem publicidade enganosa, não cumprimento da oferta e atraso na entrega das compras.

Neste ano, o Procon vai aumentar as ações de fiscalização tanto nos centros comerciais da capital como nos principais sites de comércio eletrônico.

Oficialmente, a Black Friday será em 24 de novembro, mas os comerciantes já começam a anunciar diversas ofertas no começo do mês.

Uma das orientações dos especialistas é justamente começar a monitorar os preços dos produtos ao longo do mês, para conferir se a promoção anunciada na Black Friday é real.

Advogada especializada em direito público, Thaís Maldonado sugere que a população reflita sobre os preços e analise criticamente a viabilidade da oferta.

"Também é muito importante que, nas compras realizadas pela internet, o consumidor faça print screen da oferta veiculada para provar o preço ofertado e o prazo para troca disponibilizado pela loja. Em regra, as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias, independente de justificativa", informa.

Thaís explica que se o estabelecimento comercial ofertar um prazo maior, será o de maior tempo considerado pela Justiça.

"Pesquisar sobre o estabelecimento comercial em fóruns de consumidores também auxilia a prevenir desgastes. Em caso de fraude, o consumidor deverá procurar a delegacia especializada do consumidor, e em caso de defeito do produto, o consumidor pode escolher a critério dele a devolução do valor pago, a substituição do produto ou o abatimento no preço. A escolha não é da empresa", afirma.

Falsas promoções

O advogado Max Kolbe, especialista em direito do consumidor, adverte que produtos oferecidos com preços muito abaixo das promoções normalmente podem indicar a presença de golpe.

"Nesses casos é bom conferir se a loja tem uma unidade física, se é uma empresa de confiança e como outros consumidores a avaliam. Antes de sair realizando qualquer tipo de compra, é preciso redobrar a atenção para não cair em golpes", declara.

Kolbe sugere também verificar se o produto vendido é original. "É muito comum nesse período várias empresas ou mesmo fraudadores e pessoas de má-fé tentarem induzir o consumidor ao erro por meio de uma publicidade enganosa ou abusiva, que induz o consumidor a interpretar errado a natureza do produto, a qualidade, suas propriedades, origens e preço do item, por exemplo", informa.

Outros pontos de atenção

  • prefira pagar com cartão de crédito e tenha atenção com as lojas que aceitam apenas boleto e transferência bancária, pois isso dificulta o ressarcimento pelo banco;
  • não informe os dados do cartão pelas redes sociais;
  • prefira comprar em lojas reconhecidas ou indicadas por amigos e familiares;
  • pesquise a reputação do estabelecimento em sites de avaliação;
  • confira se o site exibe CNPJ da empresa ou CPF da pessoa responsável, assim como endereço físico ou endereço eletrônico em que pode ser encontrada; e
  • fique atento se a página da internet disponibiliza um canal para atender os clientes, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Como pedir ajuda

Caso tenha problemas nas compras, procure algum posto de atendimento presencial do Procon ou faça reclamação pelo email [email protected].

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