Saiba se o seu CPF está sendo usado em linha de celular pré-paga
Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023 - 15:28 | Redação
Muitas pessoas vêm tendo os seus CPFs utilizados por bandidos para a contratação de linha de telefone celular pré-paga para a prática de crimes. Para alertar o consumidor, as operadoras lançaram uma plataforma por meio da qual a pessoa pode consultar se existem linhas registradas indevidamente em seus nomes.
Para que o consumidor possa verificar se tem linhas de celular pré-pagas, as empresas de telecomunicações criaram a plataforma Cadastropre.
Nela, usuários podem consultar, de forma gratuita, se há linhas pré-pagas ativas nas prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo. A iniciativa conta com o apoio da Anatel.
Após informar o CPF, o consumidor que encontrar uma linha desconhecida em seu nome pode entrar em contato com as operadoras e solicitar o cancelamento.
Como consultar?
Acesse o site da plataforma cadastropre.com.br.
Na tela “Consulta”, digite o seu CPF e clique em consultar.
Caso haja alguma linha pré-paga ativa em alguma prestadora no CPF consultado, o resultado trará a relação das prestadoras.
Se a pessoa não tiver linha pré-paga ativa em nenhuma prestadora, aparecerá a mensagem “O CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas Prestadoras Participantes”.
Se houver alguma linha desconhecida, o consumidor pode solicitar o cancelamento à respectiva operadora.
Contatos das operadoras
Algar: 1055 Claro: 1052 Sercomtel: 1051 Tim: 1056 Vivo: 1058
Projeto Cadastro Pré-Pago
Desde novembro de 2021, o projeto Cadastro Pré-Pago busca evitar golpes e conferir mais segurança para os consumidores. Nele, as principais prestadoras de telefonia móvel adotam a ID Digital como procedimento de segurança para a ativação de linhas móveis pré-pagas.
Além de informar os dados pessoais, o consumidor precisa enviar uma selfie e seu documento de identificação para ativar a linha. Algumas operadoras utilizam ainda outros mecanismos para a ativação do chip, via aplicativos ou site.