09 de Maio de 2024

Governo inaugura maior Hospital Veterinário de Animais Silvestres da América Latina

Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023 - 07:00 | Redação

imagem
Governo inaugura maior Hospital Veterinário de Animais Silvestres da América Latina
O Governo de Mato Grosso do Sul realizará nesta quinta-feira (14), às 14h30, a cerimônia de inauguração do Hospital Veterinário de Animais Silvestres do Centro de Reabilitação (CRAS), localizado no Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande. O novo hospital, batizado de "Ayty" - palavra tupi-Guarani que significa ninho, cuidado, aconchego - o Hospital será o maior da América Latina no atendimento exclusivo para animais silvestres. O hospital veterinário vai modernizar o atendimento a animais de diversas espécies que vivem no Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica, que precisaram ser resgatados e necessitam de tratamento. Com investimento de pouco mais de R$ 5 milhões, o hospital foi construído em uma área anexa ao CRAS e terá estrutura completa com salas cirúrgicas, salas para exames de imagem, ambientes para recuperação e dependências administrativas.

Trabalho reconhecido

Criado em julho de 1987 para recepcionar, triar e destinar os animais silvestres apreendidos em operações de combate ao tráfico, atropelados nas rodovias estaduais ou ainda entregues voluntariamente pela população, o Cras desenvolve trabalho de excelência, reconhecido em todo o Brasil. Foi um dos primeiros Centros de Triagem de Animais Silvestres do País e é, atualmente, o mais importante da categoria.

Entre 70% e 80% dos animais que entram na unidade são tratados, reabilitados e devolvidos à natureza. O restante acaba perdendo a vida ou sendo transferido para zoológicos, instituições científicas ou criadouros - quando não podem ser reinseridos no habitat natural.

A unidade é vinculada ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e já ganhou destaque internacional por realizar procedimentos avançados, como o implante de bico em uma arara Canindé realizado com sucesso em março de 2020, que repercutiu nos meios científicos internacionais. O Centro de Reabilitação também fez uma prótese em impressora 3D para implantar em um mutum, pássaro de grande porte que foi vítima de atropelamento.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade