08 de Maio de 2024

Vídeo que simula implosão do submarino Titan viraliza nas redes

Sexta-feira, 23 de Junho de 2023 - 07:36 | Redação

imagem
Vídeo que simula implosão do submarino Titan viraliza nas redes

Animação que simula o que teria acontecido com o submarino Titan, da OceanGate, que implodiu com cinco pessoas a bortdo durante expedição para ver os destroços do Titanic, viralizou nas redes sociais e soma milhões de visualizações. No TikTok, o vídeo já tem mais de 48.5 milhões de acessos.

Seu navegador não suporta a tag video.

O estúdio que fez a animação promete mostrar como a pressão da água – equivalente ao peso de 35 elefantes de 5 toneladas, cada – teria agido sobre o submersível, o que levou à implosão. O perfil usa um modelo em 3D do próprio Titan, da empresa OceanGate.

"Com o colapso instantâneo pela pressão, o casco aqueceria imediatamente o ar no submarino até aproximadamente a temperatura do sol, enquanto um parede de metal e água do mar esmagaria a embarcação de uma extremidade à outra, tudo em questão de 30 milissegundos", escreveu o starfieldstudio, que compartilhou a animação.

O vídeo recebeu mais 2.6 milhões de curtidas e 241 mil comentários. Ele foi compartilhado antes de a Guarda Costeira dos Estados Unidos informar, nessa quinta-feira (22), que os  destroços encontrados faziam parte do submersível e apontavam para uma "implosão catastrófica" — o que teria levado à morte de todos os tripulantes, segundo o contra-almirante John Mauger.

Ontem, a Guarda Costeira também disse que os  corpos podem não ser encontrados devido às condições do acidente e ao local em que ocorreu.

Aventura e mortes

O desaparecimento do submersível Titan, da OceanGate, ocorreu na última segunda-feira, dia 18. Cinco pessoas a bordo do equipamento partiram rumo aos destroços do navio Titanic, a 4 mil metros de profundidade no Atlântico Norte, onde naufragou em 1912.

Outras missões já tinham sido feitas aos destroços do lendário Titanic. Em algumas delas, ocorreram imprevistos, como falta de navegabilidade e extinção abrupta de comunicação com a superfície. O submergível não tinha aprovação de nenhuma agência oficial de navegação.

No submersível estavam cinco pessoas. Stockton Rush, CEO da OceanGate e piloto do submersível, o empresário britânico Hamish Harding, o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet e o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Sulaiman Dawood.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade