08 de Maio de 2024

Bolsonaro ironiza tragédia com o submarino Titan

Sexta-feira, 23 de Junho de 2023 - 14:50 | Redação

imagem
Bolsonaro ironiza tragédia com o submarino Titan

Nesta sexta-feira (23), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) ironizou a tragédia com o submarino Titan, da OceanGate, que implodiu e matou cinco pessoas em uma expedição para visitar destroços do Titanic no fundo do mar. Partes do submergível foram encontradas a 500 metros do navio.

O capitão da reserva deu entrevista para a Rádio Bandeirantes e acusou a imprensa de associá-lo ao caso do submarino.

"Você sabe quem é o responsável pelo trágico acidente do submarino que desceu a centenas de metros para ver o Titanic? Sabe quem é o responsável? Jair Bolsonaro", falou, sem indicar qualquer matéria sobre a suposta associação dele com o acidente.

"Já tem manchetes por aí, procura aí: ex-ministro de Bolsonaro angariava clientes para mergulhar no Titanic. É porque, lá atrás, o Marcos Pontes, fez uma comparação porque sem gravidade lá em cima, porque ele é astronauta, e gravidade máxima lá na profundidade. A cada 10 metros de profundidade equivale a uma atmosfera. E porque ele fez isso no passado, eu é que estou sendo subliminarmente acusado de ser o responsável por aquela tragédia com o mini-submarino que resultou em cinco mortes", acrescentou.

Bolsonaro não mencionou que o senador Marcos Pontes (PL-SP) foi associado à história do submarino porque sua agência de turismo comercializava pacotes que realizavam expedição no local em que ocorreu a tragédia.

Propaganda

A empresa de Marcos Pontes oferecia duas opções. A primeira era “passeio submergível”, enquanto a segunda se chamava “Passeio em Submarinos - Visita ao Titanic”.

Com a repercussão do sumiço do submarino, a agência de turismo do senador removeu as propagandas do ar.

Com a repercussão, a Agência Marcos Pontes Turismo de Aventuras divulgou um comunicado confirmando que a OceanGate estava no portfólio de serviços da empresa, mas que foi removida do catálogo por questão de segurança.

Aventura e mortes

O desaparecimento do submersível Titan, da OceanGate, ocorreu na última segunda-feira, dia 18. Cinco pessoas a bordo do equipamento partiram rumo aos destroços do navio Titanic, a 4 mil metros de profundidade no Atlântico Norte, onde naufragou em 1912.

Outras missões já tinham sido feitas aos destroços do lendário Titanic. Em algumas delas, ocorreram imprevistos, como falta de navegabilidade e extinção abrupta de comunicação com a superfície. O submergível não tinha aprovação de nenhuma agência oficial de navegação.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade